Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

23 de mar. de 2011

Avaliação da função pulmonar em pacientes de ELA.



_________________________________________________________________________________

Para o paciente diagnosticado com ELA é muito importante alem do tratamento farmacológico, que erroneamente achamos ser a abordagem de maior importância  dentre as terapêuticas que se fazem necessárias, um eficaz controle preventivo da função respiratória, pois tal medida possibilita a tomada de decisões precoces que poderão minimizar o impacto que a perda da função neuromuscular no aparelho respiratório pode causar.
Atendendo pedido do meu Neurologista Dr Marco Chieia, fui pela 3ª vez fazer uma prova de função pulmonar, e para isso procurei o serviço de Pneumologia da Casa de Saude S Maria, localizada na cidade de Barra Mansa no Sul Fluminense, e cujo responsável, Dr Gimar Zonzin,  acaba de fazer um investimento bastante interessante em um  aparelho que realiza prova de função pulmonar completa. Trata-se do aparelho V22 MAX, que é capaz de realizar diversas medidas relacionadas a função pulmonar, alem da espirometria convencional . Quem realiza o exame é o Fisioterapeuta com curso de especialização na UFRJ Agnaldo.
Dotado de uma complexa tecnologia, o equipamento permite que todas as avaliações respiratórias propostas sejam feitas de forma rápida e com um  elevado índice de precisão e eficácia. 
Com toda essa tecnologia a nosso favor, dá pra  respirar mais aliviado...