Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

23 de out. de 2013

Dr Hemerson Casado fala dos resultados de sua viagem a Israel

Caros Amigos(as),

Nossa missão em Israel esta chegando ao fim e queremos agradecer as orações de todos e a torcida para que tivéssemos sucesso em nossas tentativas.

Conseguimos desenvolver alguns excelentes convênios com instituições de renome internacional, que certamente refletirão no futuro muito próximo em novas fronteiras no tratamento da ELA no nosso país. 

Estou pessoalmente engajado em nome da comissão de doenças raras em desenvolver um estudo com terapia celular em cooperação com uma instituição israelense e em breve teremos nosso próprio protocolo que dará oportunidade a varias pessoas a serem tratadas no nosso país. 

Simultaneamente obtive êxito em estabelecer parceria com a Universidade de Telaviv e o Instituto Weisam que uma vez que obtivermos condições de participar no financiamento dessas pesquisas, teremos como criar um grupo de cientistas brasileiros devotados as doenças raras, principalmente as doenças neurodegenerativas, a qual a ELA faz parte.

Voltaremos ao Brasil nas próximas semanas, onde trabalharemos fortemente a realização desses projetos, com a colaboração de deputados, senadores e ministros e a participação de toda comunidade envolvida com esta causa que afeta milhares de brasileiros e seus familiares.

22 de out. de 2013

Como agendar uma consulta no ALS EMORY CENTER ATLANTA UNIVERSITY

Staff do ALS Emory Center

Por Imaculada dos Santos Oliveira

1-    Telefone para marcar a  consulta: 1 404 778-7910.

2-    Um deposito de US$ 500.00 será necessario para cobrir possíveis despesas.

3- Um tradutor em portugues será providenciado pelo Instituto Emor para a tradução da consulta.

4-  Depois que o deposito for feito (cartao de credito, money order  ou cheque), a consulta sera marcada.   Do departamento de finanças (o numero acima) você será transferido para o setor de marcação de  consultas.

5- Sua consulta sera marcada com um Neurologista, uma avaliacao do seu caso será feita, incluindo  exames, testes,  etc. Os $500.00 serão utilizados  para cobrir todas as despesas. Se você usar menos que $500.00 o restante do dinheiro será reembolsado. Existe tambem a possibilidade de você precisar gastar mais de $500.00 nos exames e testes, mas acredito que isso será previamente conversado e negociado.
1        


10 de out. de 2013

Cura do Alzheimer cada vez mais perto

Ciência

Estudo publicado na revista científica «Science Translational» revela grandes avanços na prevenção da degeneração neurológica

 2013-10-10 15:39

Uma substância produzida na universidade de Leicester, Inglaterra, testada em ratinhos, revelou-se extremamente eficaz na prevenção da morte das células cerebrais, associada a doenças como o Alzheimer, Parkinson e Huntington, avançou a BBC esta quinta-feira.

Ainda que o composto não possa, para já, ser usado em humanos, esta descoberta, publicada na revista científica «Science Translational», pode ser um passo fundamental para empresas farmacêuticas desenvolverem um medicamento que possa curar a degeneração neurológica.

A degeneração celular acontece quando as células são atacadas por um vírus, o que leva a uma acumulação de proteínas virais, e para impedir a disseminação do vírus, a célula atacada deixa de produzir proteínas. Mas muitas doenças degenerativas implicam a criação de proteínas «defeituosas» ou deformadas, que ao permanecerem mais tempo nas células, acabam por desligar completamente a produção de proteínas levando à morte da célula.

Quando isto acontece em vários neurónios no cérebro, pode conduzir à perda de movimentos e memória, ou mesmo matar, dependendo da doença. O que o composto aplicado conseguiu foi «desligar» este sistema de defesa natural e assim impedir a degeneração dos neurónios.

Os ratinhos que receberam o tratamento, e que eram portadores da doença neuro degenerativa dos priões, não mostraram qualquer sinal de tecido cerebral destruído. Já os que não receberam o composto acabariam por morrer após 12 semanas.

«Eles estavam extremamente bem, foi extraordinário», disse à BBC a coordenadora da pesquisa, Giovanna Malluci. «O que é realmente animador é que pela primeira vez um composto impediu a degeneração dos neurónios.»

«Ainda não é o composto que se usaria em pessoas, mas significa que podemos fazê-lo, e isso já é um começo».

No entanto, os efeitos secundários foram um problema, com o medicamento a atuar, não apenas no cérebro dos ratinhos, mas também no pâncreas, o que conduziu ao aparecimento de uma forma leve de diabetes e perda de peso.

Um medicamento que possa ser usado em humanos terá de atuar somente no cérebro, no entanto este é um ótimo ponto de partida para as empresas farmacêuticas começarem a trabalhar num medicamento.

FONTE: http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/alzheimer-leicester-composto--degeneracao-celular-neuronios-inglaterra/1497971-4069.html

8 de out. de 2013

Visita do Dr Hemerson a Brianstorm em Israel


Por Paula Balarini

Dr Hemerson Casado, médico com especialidade em Cirurgia Cardíaca, atualmente acometido de ELA, fez uma importante visita ao Laboratorio Brainstorm em Israel, sendo  recebido pelo presidente Chaim Lebovits e pelos maiores cientistas do estudo ( Daniel Offen e Adrian Harel).

Dr  Hemerson conseguiu convence-los a iniciar um braço do estudo no Brasil, e para tanto  eles nos entregaram ima lista de exigencias cientificas, estruturais, politicas, burocraticas e financeiras. Se conseguirmos preencher todos os criterios teremos exito no Brasil.

Saiba mais sobre a Brianstorm:
http://celulas-troncoja.blogspot.com.br/2012/02/esperanca-que-vem-de-israel.html