Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

18 de mai. de 2015

Cadeira de rodas motorizada pelo SUS: entre o sonho e a realidade



Por Antonio Jorge de Melo


No dia 02/04/2015 escrevi uma matéria  falando sobre o importante trabalho que a AFR (Associação Fluminense de Reabilitação) desenvolve no Rio de Janeiro no fornecimento de cdr´s motorizadas e manuais:

Na última sexta-feira (15/04) retornei a AFR para receber minha cadeira motorizada. Ao acompanhar a maneira simples, prática e eficaz com que essa entidade trabalha, meu pensamento se reportou ao modelo de saúde que temos no Brasil: ineficiente, capenga precário, sem recursos e altamente burocrático.

Recebo reclamações de pacientes de ELA de toda parte do país que se sentem abandonados e negligenciados (e com toda razão) pelo poder público, que não tem um SUS capaz de prover as suas necessidades mais básicas e essenciais.

A boa notícia é  que isso não é regra, ou pelo menos não deveria ser. O trabalho que a AFR realiza com muito afinco  prova que é possível dar dignidade ao paciente do SUS, quando se tem compromisso, seriedade, profissionalismo e transparênciaa naquilo que se faz.  

Parabens a AFR!